A chinesa BYD, sigla para Build Your Dreams, se tornou referência em veículos elétricos. Ela se tornou uma das principais fornecedoras de conjuntos para fabricação de ônibus movidos a bateria. Mas ela também decidiu que iria apostar no segmento de automóveis.
E para fazer sua estreia no mercado brasileiro, a marca apostou em dois modelos de luxo o Tan EV (SUV) e o Han EV (sedã). E fomos conferir como anda o utilitário imenso, equipado com dois motores que entregam potência de supercarro.
O BYD Tan EV chegou com a missão de se tornar referência no segmento de elétricos de luxo. A marca desenvolveu um carro extremamente luxuoso, que não poupa materiais sofisticados e muita tecnologia embarcada. E para concorrer rivais alemães como Audi, BMW, Mercedes-Benz e Porsche, ela não economizou. Para quem se lembra de quando a Lexus estreou no mercado, 1989, e foi apelidada de Mercedes japonesa, o BYD certamente é a Mercedes chinesa.
SUV grande, quatro portas e capacidade de sete ocupantes.
Importado da China.
R$ 520 mil
O Tan EV concorre no segmento de SUVs premium elétricos. Seus concorrentes são:
O interior está alinhado com os carros de luxo atuais com uso farto de materiais sofisticados
O BYD Tan EV conta com dois motores, um para cada eixo.
A transmissão é automática do tipo CVT, com emulação para 11 marchas. Já a tração é apenas dianteira. A unidade dianteira entrega 245 cv e 33,6 kgfm de torque. Já o motor traseiro oferece 272 cv e 35,7 kgfm de torque. Apotência combinada é de 517 cv e 69,3 kgfm.
Como todo elétrico, a transmissão é de apenas uma velocidade e por ter um motor para cada eixo, a tração é integral.
O Tan EV é equipado com baterias de 86,4 kWh. A marca declara autonomia de 437 km
O BYD Tan EV só pode ser recarregado em Wallbox ou eletropostos. O tempo varia de acordo com a fonte
Porta-malas, mesmo com os a terceira fileira ocupada comporta volume superior a um Fiat Mobi
O porta-malas do Tan EV é grande para comportar os dois bancos extras. Seus volumes são:
O BYD Tan EV conta com conjunto independente para as quatro rodas. Ele utiliza sistema McPherson no eixo dianteiro e multibraço na traseira.
O jipão chinês conta com conjunto fornecido pela italiana com discos nas quatro rodas. Sendo ventilados com pinças de seis pistões no eixo dianteiro, e sólidos, no eixo traseiro.
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E para fazer sua estreia no mercado brasileiro, a marca apostou em dois modelos de luxo o Tan EV (SUV) e o Han EV (sedã). E fomos conferir como anda o utilitário imenso, equipado com dois motores que entregam potência de supercarro.
Ficha técnica BYD Tan EV 2022
O BYD Tan EV chegou com a missão de se tornar referência no segmento de elétricos de luxo. A marca desenvolveu um carro extremamente luxuoso, que não poupa materiais sofisticados e muita tecnologia embarcada. E para concorrer rivais alemães como Audi, BMW, Mercedes-Benz e Porsche, ela não economizou. Para quem se lembra de quando a Lexus estreou no mercado, 1989, e foi apelidada de Mercedes japonesa, o BYD certamente é a Mercedes chinesa.
Qual é sua carroceria?
SUV grande, quatro portas e capacidade de sete ocupantes.
Onde é feito?
Importado da China.
Quanto custa?
R$ 520 mil
Quem são seus concorrentes?
O Tan EV concorre no segmento de SUVs premium elétricos. Seus concorrentes são:
- Audi e-tron
- BMW iX3
- Mercedes-Benz EQB
- Volvo XC40 Recharge
O que ele oferece?

O interior está alinhado com os carros de luxo atuais com uso farto de materiais sofisticados
- Banco do motorista elétrico, com memória de posição
- Banco do motorista com aquecimento
- Banco do passageiro elétrico
- Bancos da segunda fileira reclináveis
- Bancos revestidos em couro
- Quadro de instrumento digital
- Direção elétrica
- Partida sem chave
- Computador de bordo
- Ar-condicionado digital de duas zonas
- Purificador e ionizador de ar
- Multimídia de 15,6 polegadas com (com Android Auto, Apple CarPlay e sistema giratório)
- Câmera 360 graus
- Filmagem de viagem
- Câmera interna
- Carregamento por indução
- Vidros elétricos nas quatro portas
- Retrovisores com ajuste elétrico
- Teto solar panorâmico
- Abertura elétrica do porta-malas
- Rodas de liga leve aro 22
- Faróis Full LED
- Faróis de neblina
Itens de segurança
- Duplo airbag frontal
- Duplo airbag lateral
- Duplo airbag de cortina
- Freios ABS
- Controle de tração
- Controle de estabilidade
- Isofix
- Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)
- Monitor de permanência em faixa
- Monitor de pressão dos pneus
- Alerta de ponto cego
- Assistente de desembarque
- Frenagem emergencial
- Alerta de colisão
Como é o motor?
O BYD Tan EV conta com dois motores, um para cada eixo.
A transmissão é automática do tipo CVT, com emulação para 11 marchas. Já a tração é apenas dianteira. A unidade dianteira entrega 245 cv e 33,6 kgfm de torque. Já o motor traseiro oferece 272 cv e 35,7 kgfm de torque. Apotência combinada é de 517 cv e 69,3 kgfm.
Como todo elétrico, a transmissão é de apenas uma velocidade e por ter um motor para cada eixo, a tração é integral.
Como é autonomia do BYD Tan EV?
O Tan EV é equipado com baterias de 86,4 kWh. A marca declara autonomia de 437 km
Como é a recarga?
O BYD Tan EV só pode ser recarregado em Wallbox ou eletropostos. O tempo varia de acordo com a fonte
Fonte | potência | tempo de recarga |
---|---|---|
Eletroposto | 110 kW | 78 min. |
Wallbox | 7 kW | 15 horas |
Qual é a capacidade do porta-malas?

Porta-malas, mesmo com os a terceira fileira ocupada comporta volume superior a um Fiat Mobi
O porta-malas do Tan EV é grande para comportar os dois bancos extras. Seus volumes são:
Disposição | Volume |
---|---|
5 lugares | 600 litros |
7 lugares | 235 litros |
Qual é a suspensão do BYD Tan EV?
O BYD Tan EV conta com conjunto independente para as quatro rodas. Ele utiliza sistema McPherson no eixo dianteiro e multibraço na traseira.
Freios
O jipão chinês conta com conjunto fornecido pela italiana com discos nas quatro rodas. Sendo ventilados com pinças de seis pistões no eixo dianteiro, e sólidos, no eixo traseiro.
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